quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

O novo quarto dos pequenos.

Desde que mudamos para cá, o quarto dos meninos meio que ficou de lado . No primeiro ano morando em Feira eles dormiam no nosso quarto, ao lado da minha cama, naqueles bercinhos de camping. Depois eles ficaram grandes para o tal bercinho e foram dormir no berço convencional, mas eu logo desmontei o berço e montei a mini cama.Claro, que dormir aqui em casa sempre foi uma odisséia. Gundo passou muito tempo acordando a noite para comer, depois ele passou a acordar para continuar dormindo na minha cama e, até hoje é assim. Cacá nunca me deu grandes problemas para dormir não.Dorme a noite toda, como um anjo. As vezes, ela acorda (porque Gundo acorda ela) e também vai para minha cama.
O primeiro quartinho deles, lá em Salvador, eu arrumei bem simples, mas ficou uma graça. O daqui, eu evitava entrar porque tava pra lá de sem graça. De uns tempos para cá,  o bicho crafteiro começou a me corroer. Eu tinha que dar um jeito naquela imensidão branca. E logo!  Para não parecer mentira minha, olha como estava o quartinho dos meninos antes:


 


A correria do dia-a-dia,acabou postergando mais do que eu gostaria a mudança do quarto.Porém, por outro lado, foi até bom essa demora, pois eu tive a oportunidade de conhece o "quarto montessoriano" e, eu caí de amores pela proposta do quarto. Eu, instintivamente já planejava na minha cabeça algo muito semelhante, daí comecei a pesquisar e buscar inspirações de como montar o quartinho dos pequenos.

"Quando pensamos em uma decoração montessoriana, temos que ter em mente que a proposta é fazer um quarto pensando no bebê e não para uso de adultos. Também é importante ter uma perspectiva que vai além da aparência puramente decorativa. A prioridade é a liberdade que a criança deve ter. Ponto fundamental, no desenvolvimento da criatividade." - Bebê.com.br

E o que deve ter um quarto montessoriano?

  • Deve ser minimalista e funcional, composto de poucos móveis; 
  • Ambiente que proporcione harmonia, aconchego, tranquilidade e segurança; 
  •  Poucos brinquedos, eles são oferecidos para a criança em sistema de rodízio; 
  • Tudo ao alcance da vista e das mãos; 
  • Ordem: quando o bebê já tem idade para entender, deve participar com os pais da organização do quarto e saber onde fica cada uma de suas coisinhas para que possa acessá-las e também guardá-las.
  •  Espelho: deve ficar na altura do bebê, bem preso na parede, para que ele possa se conhecer; 
  •  Barra: como aquelas de balé, também afixada na parede, pois é um estímulo para que o bebê a alcance para ficar de pé; 
  • Armário com poucas roupas e ao alcance do bebê para que ele possa se vestir sozinho. Se puder deixar a roupa do dia a dia em pequenas cestas, ele poderá escolher o que vestir; 
  • Cantinho da leitura: pode ser mesinha e cadeira de tamanho infantil ou mesmo um tapete no chão com uma cestinha de livros;
  • Quadros e objetos decorativos devem ser colocados em uma altura que possa ser apreciado pelo bebê; Estante baixa: para guardar os brinquedos do bebê de forma organizada.
Fonte: Mundo Ovo 




Duas coisas eu tinha certeza: 1. Eu queria um quarto mais "estimulante" e divertido para os pequenos e 2. eu iria tentar não gastar tanto, pois a medida que eles crescerem eu vou ter que adaptar o quartinho, ou seja, eu teria que buscar vários projetinhos DIY, que eu adooooroooo!!!

Nota: Só pretendo separa-los em quartos diferentes quando eles manifestem tal desejo. Acho importante essa convivência com o irmão, principalmente na infância, portanto eles vão dividir o mesmo quarto por um bom tempo. 

Me empolguei, e bom, vejam o resultado aí...

Coloquei a cômoda próximo a janela para impedir o acesso deles. Segurança no quartinho é fundamental!

Papel contact colorido = chuva de alegria

Espelho, brinquedos, tapete, ganchos com acessorios e um cesto cheio de livros. Estou terminado as almofadinhas para deixar o canto da leitura mais confortável

Mandei fazer uma prateleira baratinha para servir de apoio para desenhar e brincar. nos cestinhos coloridos tem lápis cera e outros brinquedos menores.

Nos baldinhos eu coloquei carrinhos (azul), bonecos (verde) e utensílios de cozinha (rosa). Esses quadros na parede são uma espécie de "bola ao alvo". Vc arremessa a bola e ela gruda. Cada item tem uma pontuação.


Os pequenos amaram. Foi lindo ver os olhinhos de alegria dos meus filhos.
Me senti a melhor mãe do mundo!
hehe..


A premissa de um quarto montessoriano é justamente a ideia de que pais devem abandonar os berços em troca de um colchão no chão e, mais tarde, uma cama infantil bem baixinha.

Leia mais: http://www.mundoovo.com.br/2013/quarto-montessoriano/ | Mundo Ovo

9 comentários:

Mamãe me disse... disse...

Laroca!!!
ficou nota mil!!!!
eles devem ter amado!!! depois tira foto deles curtindo!!!!
parabéns pela criatividade!!!!
beijão

Adriana Barretto Bomfim disse...

adorei!!
ficou lindo!!
bjo

Alexsandra disse...

Com amor tudo fica mais lindo neh! Bjs!!!!

croccrocbaby disse...

Lara, ficou show o quarto. Engraçado que lá em casa é a mesma coisa para dormir.Valeria nunca me deu problema, já Ricardo....só posso fazer o quarto das crianças no proximo ano pq a casa fica pronta final desse ano. Enquanto isso vou corujando e pegando suas dicas!Parabéns, muito lindo e muito amor no cantinho dos pequenos.

lu costa disse...

Lara, parabens pela criatividade.
Ficou lindo o quarto dos pequenos!!!!!
Bjs, lu Costa

Léo Neves disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
D. disse...

Lara
eu fiz o quarto do meu bem interativo ( até demais pq para esse menino dormir me dá um trabalho).No entanto, não segui a risca os princípios montessorianos. Assim que conseguir me mudar para a minha casa, invisto nisso. Amei as cores, os detalhes...eu apostei em diversão e cores também e não me arrependo...rsrs. Tudo muito lindo.

ELMA disse...

Larinha, já tinha ouvido falar no quarto montessoriano, mas ninguém nunca me explicou tão bem qto vc o fez. Sou super a favor do quartinho voltado para eles e confesso que me apaixonei por este estilo após conhecer o do seus meninos.
tenho visitado algumas creches e elas são exatamente assim!!
Tenho medo só do espelho, mas confio na proposta.
Parabéns!! Amei o quartinho!!

bjos,

Sara Lima Saraceno disse...

Arrasou!!! Ficou ótimo!