sexta-feira, 16 de março de 2012

Pagando dívida (parte 2 de 2)



A outra coisa que eu fiquei devendo aqui foi o relato de minha experiencia com a amamentação e hoje eu entendo a frase "amamentar é um ato de amor". Sim, porque para amamentar é  preciso mais do que querer, é preciso amar desmedidamente e isso, só mãe mesmo.
Amamentar é lindo, há uma troca de olhares e sentimentos tão intensos entre você e aquele pequeno ser humano tão esperado, que não há palavras para descrever. Mas a verdade é que também é muito cansativo, escravizante, dolorido e requer muita paciencia e dedicação. É preciso mesmo um amor muito maior do que você para passar por cima do sono, do cansaço, da falta de saco (somos mães e não super heroínas).

Eu tive uma produção média de leite, que eu acho que daria para alimentar exclusivamente 1 bebê apenas, dois mal dava para melar...rs! Dizem que para ter uma produção farta é necessário ingerir muito liquido, ter paciencia e tranquilidade. 
Eu bebi rios de água (porque amamentar dá uma suadeira e uma sede alucinante), tive toda a paciencia do mundo, mas não me deixaram ter tranquilidade. Foi muito estressante o primeiro mês  por motivos que não vale a pena lembrar.

Nunca fui xiita com relação a amamentação, principalmente quando soube que teria gemeos. Se fosse possivel amamenta exclusivo por 6 meses ÓTIMO, se precisasse complementar ÓTIMO também e se só rolasse o leite maternizado ÓTIMO ainda assim. O que importava para mim é que meus filhos estivessem alimentados, crescendo fortes e saudáveis.

Quando eles nasceram, ainda no hospital tanto Segundinho quanto Clarinha tiveram dificuldades com a pega no peito e para eles não evoluirem com uma hipoglicemia foi introduzido o leite maternizado e claro que foi mais fácil para eles e eles tomavam todinho. Em casa, continuei complementando, porque o meu leite demorou um pouco de descer justamente porque eles não sugavam com muita eficiencia.  Segui  amamentando e complementando até eles desmamarem por conta própria. Foram 73 dias amamentando e me sinto tranquila em dizer que dei o melhor de mim. Foi o que deu para fazer.

Não foi fácil, mas eu amei amamentar e faria isso por 6, 12 meses e até mais se conseguisse.

3 comentários:

Sara Lima Saraceno disse...

Amiga, amamentação de gêmeos é mais complicada mesmo... mas, o mais importante é vc ter essa consciência de que fez o melhor que pode. No mais, é dar muuuito amor para esses pequenos, e isso eu sei que vc tem de sobra!
Bjoo

Anônimo disse...

Lindo post!!!

Amei!!! Parabéns pelos filhotes!!!

Beijos!

Lívia.

Lu Novaes disse...

É isso mesmo! Você deu o seu melhor, você tem consciência disso! E se torturar com o desmame precoce só ia fazer mau a vocês 3!
Amamentar é uma incrível prova de amor... mas não é a única.
Beijos