domingo, 22 de janeiro de 2012

1 mês

Em uma palavra? APAIXONADA. Sim, eu sou uma mulher apaixonada pelos meus filhos, pelo meu marido que se tornou o pai que eu sempre quis para meus filhos, apaixonada pela família e pela vida. Tudo em mim é amor. Esse mês eu me apaixonei repetidamente pelos meus filhos. Não cansei de olha-los e toda vez que fazia isso, me apaixonava novamente. Algo me diz que isso nunca irá ter fim (he-he).

Muita gente me falou que eu iria surtar nesse primeiro mês, que ele demoraria uma eternidade para passar...bom, não foi bem assim e eu achei que ele simplesmente voou. Claaaaro que dormi e ainda durmo super pouco coisa de 4hs/dia (ao longo do dia), tem dias que eu acordo e durmo e não consigo parar para escovar os dentes, eu levo 5-6 dias para lavar o cabelo e não é sempre que eu consigo pentea-lo, ir ao banheiro só quando não dá mais para segurar e por aí vai... Mas, por mais cansativo que seja amo ninar meus pequenos e faço questão de fazê-lo, curto muito dar banho, trocar fralda, observar eles dormindo, amo (embora seja a parte mais cansativa) amamentar... e isso consome meu tempo de modo que eu nem vejo o tempo passar. 
A amamentação merece um post só para ela, mas posso dizer que mesmo precisando complementar com leite artificial eu tô feliz com os resultados e em paz. Tem muita pressão e uma militância quase que xiita sobre o aleitamento exclusivo, livre demanda e tal.

Esse primeiro mês também foi um mês de descobertas e muito, muito aprendizado. Me descobri mãe e por mais que esse tenha sido o grande objetivo da minha vida, que eu tenha desejado e esperado por esse momento percebi que não estava nem de longe pronta para essa "função" e aprendi que só se sabe ser mãe, sendo. Aprendi também a ouvir as críticas e não absorve-las ou pelo menos filtrar bem filtrado, mas antes precisei chorar muito no banho, escondida e me sentindo a pior mãe do mundo até descobrir que ninguém nesse planeta pode ser melhor mãe para os meus filhos do que eu e como isso foi importante para minha sanidade mental e para o meu crescimento como pessoa e como mãe. As pessoas costumam lançar criticas e julgamentos sobre você e não ficam para ver o estrago depois.
O importante é que eu aprendi a não ligar, não dar ouvidos para isso e seguir meu instinto e pedir a Deus orientação. Tá funcionando. Acertando daqui, errando dali eu tô dando o melhor de mim para o bem estar dos meus filhos.

Mas, antes que os pequenos acordem, vamos a evolução dos pequeninos =D

  • Segundo nasceu com 3.190kg, saiu do hospital com 2980kg e 1 mês depois está pesando 3820kg, mediu 47,5 cm ao nascer e agora já tem 53,5 cm. 
  • Clara nasceu menorzinha, pesando 2300kg, saiu do hospital com 2170kg e agora está com 3135kg. Mediu 43cm ao nascer e agora mede 48,3cm.
  • Já fixam o olhar e abrem bem mais os olhos que estão dia a dia tomando um tom mais azulado.
  • Chupam as mãozinhas, mas Tia Lu (a pediatra) já me avisou que nem sempre significa fome. A sucção é o único movimento voluntário que o bebê faz nessa fase e então quando eles querem relaxar e espairecer as ideias...mão na boca e suc-suc-suc
  • Segundo aceitou muito bem a chupeta e está muito mais esperto em matéria de sucção. Ainda se atrapalha um pouco na hora da pega no peito, mas quando pega pega com vontade. Clara não curte tanto assim a chupeta e continua tranquila com relação a pega, mesmo tendo uma mini boca. #nóin
  • Este mês Clara ficou pouco mais de 24hs sem defecar e eu quase morri. Depois fez um mega cocôzão e eu quase chorei de felicidade (não chorei, mas fiz a maior festa aqui em casa...parecia que eu tinha ganhado a Mega Sena da virada =P). Trocamos o leite artificial o que melhorou bastante, mas eu sempre faço massagem e exercício com as perninhas para ajudar na eliminação de gases e fezes.
  • Todos dois já sofrem com os 'meledetos' gases, e mesmo a contra gosto faço uso da Simeticona (ou Luftal) para aliviar. Faço qualquer negócio para não ver meus pequenos chorando. 

Acho que é isso.

Aaah, quanto a nós (mamãe e papai) estamos nos saindo bem...aprimorando nossa parceria e curtindo muito ter esses pequenos em nossas vidas.

Cansados, com sono e felizes...


=*

4 comentários:

Fran Matias disse...

Oi Lara!
nossa fiquei boba... como o segundo
nasceu grandão... to curiosa pra ver
uma fotinha deles!
que bom que você se adaptou bem a vida de mamãe... espero que seja assim comigo também!
Bjinhosssssssssss

Adriana Barretto Bomfim disse...

ai,comemorar 1 mês de vida é um dos muitos marcos de se ter um bb!
parabéns pela mãe q vc é,q com certeza é a melhor mãe q seu filhos poderiam ter!
isso ai,só aprendemos a ser mãe sendo!
e junto com politica,futebol e religião,criação e educação de filhos não se discute,cada um faz do jeito q acha melhor!
bj

Mamãe me disse... disse...

Ehhh!!!
Parabéns pelo 1º mês!!!!
Eu tinha certeza que vcs iam tirar de letra!!!! vc sempre escrevia com tanto amor, que, com tanto amor assim as coisas só podem dar certo!!
E tenha sempre a certeza de que vc está no lugar certo e que a melhor de todas as mães do mundo para seus bebês só pode ser vc!!!
Março já está chegando e logo vamos poder agarras os fofuxos!!!
beijinhos
Carol

Sara Lima Saraceno disse...

Lindoooo!
O primeiro mês é assim... cheio de angústias, mas cheio de felicidades e novidades!!!
Impressionante como ficamos encantadas com o 'mistério da vida", né?? Coisa do tipo "Como é que eu e marido conseguimos criar, gerar, essa perfeição?"
Curta muito Larinha!! Como vc mesma disse, passa rápido demais...a minha já está aqui caminhando pro 4º ano!!